quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

C.C.M.G.S.M.

Casa de Caridade Manoel Gonçalves de Souza Moreira

A Casa de Caridade Manoel Gonçalves, foi fundada devido à generosidade do benemérito Itaunense cel. Manoel Gonçalves de Souza Moreira, que deixou em testamento grande parte de seus haveres, avaliados e mais de mil contos, destinados a amparar e minorar os sofrimentos dos desprotegidos da sorte. A actual meza administrativa é a seguinte: Dr. Dario Gonçalves, Provedor; Mardocheu Gonçalves de Sousa, vice-provedor; Dr. Affonso dos Santos, Secretário; Francisco de Araújo Santiago, Thesoureiro; Francisco Marques da Silva, Procurador. Sobre este notável estabelecimento, nada se pode accrescentar às impressões de um illustre visitante, transmittidas a um jornal carioca, em fins de Outubro.
"A Casa de Caridade Coronel Manoel Gonçalves de Souza Moreira", é uma das melhores de todo o Estado de Minas, gosando de grande e proclamada reputação regional. Distando pouco mais ou menos de um kilometro da cidade, á margem da linha férrea, onde existe uma pequena parada para o embarque e desembarque dos innumeros doentes que alli afluem, erguem-se magestoso o vasto e imponente prédio. Magnificamente installada, construida em logar saudável, está amplamente dotada de todo os requisitos necessários à prática da cirurgia moderna. As operações cirurgicas são feitas diariamente alli. Corta-se de manhã e á noite ...
O principal médico operador da Santa Casa de Itaúna, é o dr. Dorinato Lima. Este é o chefe do corpo médico, o tudo dalli, hoje considerado como um dos nossos melhores e mais competentes operadores, e tanto trata com carinho o rico como o pobre. Como dissemos, á Santa Casa de Itaúna chegam diariamente, doentes á procura de remédio. Indivíduos papudos, aleijados, estropiados, cambaios, de tudo alli se vê. Estive na presença de um doente "barriga d'agua", vindo de São José do Canastrão, há mais de 200  léguas de Itaúna, esperançoso - disse elle - de que o Dr. Dorinato lhe tirasse a água da barriga. De Bello Horizonte, Juiz de Fóra, até mesmo do Rio, segundo apuramos, vem gente se operar na Santa Casa de Itaúna. Todo o mundo alli proclama a excellencia do corpo clinico e cirúrgico do hospital.
Também são médicos daquella casa os drs. Dario Gonçalves, Antônio Lima Coutinho e Lincoln Nogueira Machado. O doentes se destacam pela infinita bondade de seus corações, como a superiora, Irmã Candida  de Jesus, Irmã Celeste, Irmã Amélia, Irmã Alda, Irmã Therezinha e Irmã Clara. Há ainda três enfermeiros que são bastantes solícitos e attenciosos para com os doentes; são elles os srs. Messias, Bonifácio e Benedicto. A Santa Casa possue uma optima  pharmacia e uma perfeita installação dos apparelhos de Raio X. Assim, graciosamente deixamos registrada a optima impressão que trouxemos da Santa Casa de Itaúna.



REFERÊNCIA:
Organização e pesquisa: Charles Aquino
Texto digitado conforme o original
Silveira, Victor. Minas Geraes em 1925. Belo Horizonte, 1926, p.708 (Obra Subvencionada Pelo Governo do Estado com a Auctorização do Congresso Mineiro. Organisador e Editor: Victor Silveira).
Acervo fotográfico: Prof. Marco Elísio Chaves Coutinho

0 comments:

Postar um comentário